Vendas em chocolaterias no período pré-Páscoa crescem 2,7% em 2024
10:16 28/03/2024
Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado, desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo
As vendas em chocolaterias no período pré-Páscoa, entre os dias 18 e 24 de março deste ano, cresceram 2,7% em relação ao mesmo período de 2023, que ocorreu entre 27 de março e 2 de abril, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros.
Para o estudo, foi feito o mapeamento de vendas de 18 setores, abrangendo cerca de 870 mil varejistas credenciados à Cielo. Os dados mostram que os estabelecimentos especializados na venda de chocolates localizados em shoppings registraram um crescimento de 5,1%, enquanto nas lojas de rua o faturamento aumentou 1,7%.
O vice-presidente da Cielo, Carlos Alves, afirma que o melhor desempenho dos estabelecimentos localizados nos shoppings está relacionado ao clima. “A chuva atingiu boa parte do país e os consumidores aproveitaram o ambiente coberto dos shoppings para as compras de Páscoa.”
A região onde as vendas das chocolaterias mais cresceram foi o Nordeste, com alta de 8,7%. Já a região Sudeste registrou o menor crescimento apurado: 0,2%.
Preços altos
Mesmo com crescimento nas vendas de itens relacionados à Páscoa, os preços também apresentam aumento. De acordo com uma lista elaborada pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em comparação a 2023, os ovos de Páscoa tiveram um aumento de 15% em seus preços, enquanto os ovos com recheio e brindes tiveram um aumento de 20%, ocasionado pelo aumento do preço do cacau, que subiu 35% desde o início do ano.
Os bombons e barras de chocolates também registraram aumento em seus custos, com um crescimento de 10% no preço desses produtos. Outros produtos tradicionais da data, como bacalhau (5%), azeite (8%), e vinho, com o preço variando de acordo com o tipo, marca e região do País.
Imagem: Shutterstock
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