Entretenimento

Um Jumbo Boeing 747-8 acaba de ganhar nova vida financiada pelo capital chinês

Agora News MS

7:36 27/01/2022

No início de dezembro de 2021, informamos que a Air Belgium lançaria as operações do cargueiro Boeing 747-8F em 2022, dando nova vida a uma aeronave que ficou parada por anos. Esse projeto está mesmo ocorrendo, agora com apoio do Hongyuan Group of China. As primeiras fotos da aeronave apareceram ontem e, nela, se nota em toda a enorme fuselagem o nome do grupo empresarial. O logo da empresa aérea, por consequência, acaba ficando até discreto na cauda.

O Hongyuan Group, com sede na área econômica do aeroporto de Pequim Capital, assumirá os 7,7% das ações da Air Belgium pertencentes à Aviation Investment Holding, com sede em Hong Kong, e tem planos de levar capital novo para a empresa para atingir até 49% das ações. Os outros 51% permaneceriam nas mãos dos atuais acionistas belgas e a companhia aérea manteria assim seu status europeu.

O Hongyuan Group é um fornecedor chinês  de serviços integrados de comércio exteriore. Em 2020, eles escolheram o aeroporto de Bruxelas como local estratégico para sua nova sede europeia, onde construiu um armazém de 8.000 m². 

Em outubro de 2021, Hongyuan e o Aeroporto de Bruxelas assinaram um Memorando de Entendimento como parceiros estratégicos para desenvolver ainda mais o local como principal porta de entrada para carga geral e desenvolver fluxos de comércio eletrônico entre a China e a Europa, por um lado, e entre a Europa, as Américas e África, por outro. A Hongyuan já opera voos da China para Bruxelas, bem como para Liège, onde possui um armazém de 14.000 m².  

Duas aeronaves Boeing 747-8F que eram da Saudia (HZ-AI3 e HZ-AI4) e ficaram por anos paradas, foram arrendadas da Aircraft Finance Germany e estão agora sendo integradas à frota da Air Belgium para voar para o Hongyuan Group. O primeiro já obteve o registro belga OO-ABI. 

Comente esta notícia