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TransBrasil: um legado que ainda sobrevive em Brasília

Agora News MS

9:09 08/12/2021

Passados 20 anos do encerramento das suas operações, a TransBrasil até hoje é bastante lembrada por amantes e entusiastas da aviação.

Responsável por trazer diversas aeronaves coloridas e o icônico arco-íris aos céus do Brasil, a TransBrasil encerrou oficialmente a sua trajetória na noite de 3 de dezembro de 2001, quando um Boeing 737-300 de matrícula PT-TEW realizou o último voo da companhia entre os aeroportos do Galeão e Congonhas, e assim, foi dado o ponto final em quase 47 anos de operações. 

Apesar da dura despedida, algumas dessas aeronaves ainda mantêm a lembrança do legado de uma das companhias mais queridas que o Brasil já teve, inclusive, com curiosidades históricas que você vai poder acompanhar neste artigo especial. 

Quem embarca ou desembarca no Aeroporto de Brasília provavelmente já se deparou com aeronaves abandonadas  da extinta TransBrasil. Além disso, há também o prédio onde funcionava a antiga sede da companhia, que aliás, contava com um moderno hangar na mesma instalação, confira mais detalhes a seguir.

Antiga sede administrativa que era também o maior hangar da América do Sul na época

Transbrasil
Foto: Pista 11

Para quem não sabe, a sede da companhia ficava localizada na capital federal a partir de 31 de março de 1977, o prédio foi erguido com um espaço de 12.400m², tendo capacidade para comportar simultaneamente até seis Boeing 727 para a manutenção.

Além da parte administrativa, o prédio também abrigava o Centro de Informação de Voo e Otimização de Performance (CIVOP), o objetivo era unir setores distintos para a realização de reuniões. O CIVOP conseguia abranger diversas operações da companhia desde a manutenção e ensino a escala de voos e planejamento. 

Transbrasil Hangar
Momentos distintos: Antiga sede da Transbrasil em 2002 e 2021

Confira mais fotos do antigo hangar da TransBrasil:1 de 2  

Aeronaves da TransBrasil que estão em Brasília até hoje

Curiosamente, algumas dessas aeronaves possuem um legado interessante para a história da aviação brasileira e infelizmente estão se deteriorando por abandono dos antigos operadores ou por impasses judiciais para o pagamento de credores.

PT-TAA: O primeiro Boeing 767 da América Latina

Futuro PT-TAA com a matrícula de testes N8277V em exposição no Le Bourget de 1983 Foto: Mark Carlisle/Airliners.net

Sendo uma das atrações do Show aéreo de Paris Le Bourget em 1983 sob a matrícula N8277V, a TransBrasil se tornou o cliente lançador da América do Sul do Boeing 767–200 quando recebeu esta aeronave em 23 de junho do mesmo ano com a matrícula PT-TAA.

Abandonado no Aeroporto de Brasília desde dezembro de 2001, ano em que a TransBrasil encerrou as suas operações, a aeronave encontra-se sucateada.

PT-TAA com o último esquema de pintura Foto: Gianfranco Beting

Confira mais fotos do PT-TAA em seus tempos de operações: 1 de 2  

Transbrasil
Foto: Pista 11
Transbrasil
Foto: Pista 11

PT-TAB

Parado ao lado do seu irmão PT-TAA, este Boeing 767–200 foi entregue para a TransBrasil em 11 de julho de 1983, permanecendo na companhia aérea até o final da sua vida operacional.

Em algumas aeronaves ainda é possível encontrar antigos bilhetes da companhia

Contudo, como pode observar, algumas peças importantes da aeronave estão ausentes, visto que, logo após ter decretado a falência, a companhia aérea retirou peças que poderiam ser usadas em outras aeronaves para o pagamento dos seus antigos credores.

Atualmente, a este 767-200 encontra-se sem as suas asas e algumas janelas do cockpit, incluindo a ausência do radome e motores.

PT-TAC: O avião que deveria se tornar um restaurante

Foto: Marcos Henrique Rocha

Entregue juntamente com o PT-TAB em 11 de julho de 1983, chama a atenção que no apagar das luzes das operações da TransBrasil em dezembro de 2001, a aeronave estava realizando um check no antigo hangar da companhia aérea localizado na capital federal, ficando ali parado por anos. Posteriormente, a aeronave foi adquirida em um leilão e o seu novo proprietário pretendia transformar o corpo do avião em um restaurante.

Localizado atualmente em um terreno comercial próximo ao Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, Distrito Federal desde 2014. Chamou a atenção o fato de como a aeronave foi desmontada, pois o novo proprietário preferiu “fatiar” a aeronave ao invés de fazer o desmonte tradicional, sendo possível ver na fuselagem do avião longarinas soldadas para a fixação da sua fuselagem após o desmonte.

Entretanto, com o passar dos anos, a aeronave foi alvo de vandalismo e até o momento não há nenhum sinal do avanço do projeto de se tornar um restaurante.

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