Tese de Psicologia aborda relação entre pichações urbanas e governamentabilidade
11:00 07/12/2017
O programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na segunda-feira (4) a defesa de dissertação do doutorando Jeferson Camargo Taborda, com o tema “Uso dos espaços e uso dos afetos: Cartografias da prática da pichação para pensar as relações entre a cidade e a governamentalidade”.
Na pesquisa, o doutorando discorreu sobre os fatores relacionados às práticas da pichação urbana, com a abordagem sobre a família dos pichadores, os reflexos causados a sociedade depois de uma pichação como forma de protesto, dentre outros.
O trabalho foi orientado pela professora Dra. Anita Guazzelli Bernardes. O doutorando criou um jornal citando vários casos deste assunto, não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o Brasil. Segundo ele, a tese serve como reflexão sobre o mundo em que vivemos e sobre como a sociedade se comporta diante das crises.
Fizeram parte da banca examinadora os professores Dr. Edson Passetti, da PUC de São Paulo (PUC-SP), Dr. Danichi Hausen Mizoguchi, da Universidade Federal Fluminense (UFFRJ), Dra. Andrea Cristina Coelho Scisleski (UCDB) e Dra. Neuza Maria de Fátima Guareschi (UCDB).
Mais informações sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.
Via UCDB
Comente esta notícia
compartilhar