Taxidermista sul-mato-grossense é destaque nacional na arte de perpetuar animais
12:42 12/08/2018
A palavra taxidermia vem de origem grega significa “Dar forma a pele”, reconhecida como a arte de montar e reproduzir animais para exibição ou estudo. Essa técnica busca preservar a pele e o tamanho dos animais, conservando as características morfológicas de cada animal.
Feita a partir de trabalho artesanal, a taxidermia conta hoje com poucos especialistas que oferecem seu serviço.
Em Campo Grande desde de 1986 tem o profissional Valfrido Rodrigues Santos especialista em cabeça e pescoço de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e bubalinos.
Valfrido foi técnico em Anatomia Humana na UFMS, nas horas vagas começou a praticar a taxidermia, inspirou-se em uma foto de taxidermia de peixe na revista geográfica universal. Especializou-se em cabeça e pescoço em animais domésticos, pois seu tempo era muito pequeno e estava no estado da pecuária.
Segundo nosso especialista a técnica vem ao encontro das necessidades de muitos criadores, que tem a intenção de perpetuar a imagem daquele grande campeão ou um animal de estima que muitas das vezes foi o primeiro do plantel, que é criado como uma relíquia da propriedade.
É de fundamental importância que os criadores que tenham interesse nessa arte, façam contato antecipado com profissional de sua escolha para obter informações básica, como procedimento de retirada, conservação e transporte até o profissional. É importante que na fazenda tenha uma pessoa com essas informações básicas de procedimentos e também telefone do profissional escolhido.
A etapa inicial do processo é decisiva para sucesso de todo o trabalho e depende do proprietário do animal. Valfrido diz que 90% dos animais que chegam em suas mãos são de elite, grandes animais de nossa pecuária.
Para mais informações, acesse o site: www.valfridotaxidermia.com.br
Lembrando que a taxidermia em animais silvestres é proibida por lei.
Comente esta notícia
compartilhar