Sebrae capacita 20 empresas do varejo alimentar de MS em projeto
16:00 21/12/2017
Para melhorar o atendimento e a produtividade do pequeno varejo alimentar em Mato Grosso do Sul, o Sebrae acompanhou 20 empresas do segmento, nos últimos dois anos, por meio do Projeto Multiplicar, em parceria com o Grupo Martins. A ação envolveu mais de 150 horas em capacitações e 132 horas em consultorias especializadas. No dia 13 de dezembro, o ciclo do projeto foi finalizado em evento na sede do Sebrae/MS na capital, com premiação das cinco empresas que alcançaram os melhores resultados na implementação das práticas recomendadas e que tiveram maior frequência nas atividades e recepção das consultorias.
Iniciado em março de 2016, o Multiplicar foi o primeiro programa do Sebrae de encadeamento produtivo no setor de comércio. Segundo a gestora Andrea Barrera de Almeida, surgiu com a perspectiva de se tornar referência em soluções do tipo. “As atividades foram realizadas em conjunto por todas as empresas que aderiram à ação, almejando a ligação em cadeia. Incentivamos as lojas a trabalharem como parceiras, e não como concorrentes”.
Os participantes receberam do Sebrae subsídio de 70% em atividades como oficinas, workshops, cursos e consultorias especializadas. As ações envolveram também missões técnicas para feiras do setor, pesquisa de clima organizacional, projetos de inovação e diagnósticos empresariais. “Em um momento econômico desfavorável, houve uma melhora visível no faturamento. Algumas lojas alcançaram até 122% de evolução na maturidade da gestão”, afirma Andrea.
Conhecimento aplicado
O Supermercado Fortaleza foi o primeiro entre os cinco com os melhores resultados do Projeto Multiplicar. Segundo o proprietário Geovani José da Silva, as atividades promoveram conhecimentos importantes em gestão financeira, de marketing e RH. “Aprendemos a lidar com pessoas, a contratar e montar uma equipe, que era a nossa maior dificuldade. As soluções não ajudaram apenas a passar um verão, mas a manter a nossa empresa por muito tempo”.
Para o empresário Rafael Martins, proprietário do Supermercado Martins, o projeto foi proveitoso ao trazer ações exclusivas para a área. O estabelecimento dele também entrou no ranking de resultados. “Me interessei porque sempre tenho intenção de estar melhorando e tento participar de tudo que é oferecido de forma mais específica”, explica. O empresário, que está há dez anos no ramo, afirma que, por meio do Multiplicar, conseguiu melhorar vários processos e utilizar de forma mais eficiente ferramentas que o empreendimento já possuía.
O Mercado Dois Irmãos, de Campo Grande, e o Mercado Principal, de Dourados, também figuraram no topo das empresas que se destacaram, considerando critérios vinculados à eficácia e eficiência durante as atividades do programa. Mesmo com o encerramento da ação, os empreendimentos seguem com o atendimento do Sebrae em projetos mais abrangentes, como o Varejo de Abastecimento, que engloba minimercados, conveniências e outros.
Via Sebrae/MS
Comente esta notícia
compartilhar