Polícia

Prisão de bolsonarista que planejava ataque a bomba é destaque na imprensa francesa – 22/12

Agora News MS

17:02 22/12/2022

A prisão, de um apoiador do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que planejava um ataque a bomba em Brasília para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe a atenção dos jornais franceses desta segunda-feira (26).

“No Brasil, um homem foi detido por ter tentado instaurar o caos com explosivos”, anuncia o título da matéria no site do Le Monde, explicando que o suspeito, “inspirado” no discurso de Bolsonaro, pretendia provocar a intervenção das Forças Armadas e impedir a posse de Lula, em 1° de janeiro.

Identificado como George Washington de Oliveira Sousa, continua o artigo, ele escondeu a bomba em um caminhão-tanque estacionado próximo ao Aeroporto de Brasília, e embora ele tenha detonado o artefato, este não explodiu.

Seu objetivo, de acordo com as informações da polícia divulgadas neste domingo (25), seria de “impedir o estabelecimento do comunismo no Brasil”.

O caso também é destaque no site do Le Figaro. O diário reproduz as declarações do ministro da Justiça nomeado por Lula, Flávio Dino, que denuncia no Twitter que “os graves acontecimentos de ontem [sábado] em Brasília comprovam que tais acampamentos “patriotas” viraram incubadoras terroristas”.

Comente esta notícia