Padrão EUA, aplicativo fornece imagens e anuncia crimes à polícia em Campo Grande
17:44 16/12/2018
A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Grande firmaram na manhã desta sexta-feira, termo de cooperação para compartilhamento de informações. Por meio de um aplicativo para celulares desenvolvido pela CDL, policiais civis e militares terão acesso em tempo real às imagens de câmeras do comércio e receberão notificações de crimes. O projeto é idêntico a um usado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A assinatura do convênio foi realizada na sede da Sejusp, no Parque dos Poderes. “A medida vai nos auxiliar na prevenção de crimes contra o patrimônio, como furtos no comércio e roubo em via pública. Não será só em caráter preventivo, mas também repressivo, pois as imagens no aplicativo facilitam a identificação dos autores,veículos e modos de agir”, explicou o secretário Antônio Carlos Videira, titular da Sejusp. A principal vantagem é a rápida resposta. “Quem estiver mais próximo já poderá atender”.
Presidente da CDL, Adelaido Vila disse que os lojistas associados farão um cadastro para autorizar acesso às imagens, especialmente das áreas externas dos estabelecimentos. Moradores também podem participar e quem tiver interesse, receberá incentivo da CDL. “Já estamos com 50 câmeras em Campo Grande. Quanto mais, melhor será para a segurança nas nossas ruas. A meta é chegar a mil câmeras”, pontuou.
Ainda de acordo com Vila, o projeto é espelho do sistema usado em Nova Iorque. “Essa tecnologia foi trazida dos Estados Unidos para São Paulo e agora vamos usá-la aqui. É algo muito simples e fácil de manusear, pois está ao alcance da mão pelo celular, sem necessidade de um monitor”. As câmeras armazenam imagens em nuvem por até sete dias. O aplicativo terá um botão de pânico para acionamento imediato das forças de segurança, que também será ativado por alarmes. “A notificação vai ser espalhada para todos os cadastrados”, pontou.
O secretário reforçou que cada telefone funcional cedido aos servidores da Sejusp terá o aplicativo instalado gratuitamente (de graça apenas para policiais). O objetivo é levar a tecnologia a todas as delegacias de área e especializadas, batalhões e companhias independentes da PM. Também é possível que seja levado ao interior. “Nossos órgãos de inteligência de já fazem uso e a partir de hoje vamos inciar o treinamento dos demais servidores”.
via Correio do Estado.
Comente esta notícia
compartilhar