Pacientes em tratamento nas unidades de saúde mental passam a receber quatro refeições diárias
16:43 15/03/2018
As unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Campo Grande começaram a receber mantimentos que vão assegurar a oferta de quatro refeições diárias para os pacientes em tratamento. Há pelo menos quatro anos, a alimentação nestes locais estava restrita somente ao almoço e jantar e a partir de agora serão servidos também o café da manhã e o lanche da tarde.
“É uma iniciativa que atende não só as portarias do Ministério da Saúde, mas também a necessidade dos pacientes, principalmente daqueles que permanecem nas unidades por mais de 24 horas e muitas vezes não tem condições de comprar um lanche. Desde o ano passado estávamos empenhados neste processo, mas esbarramos nas questões burocráticas. Vencidos os entraves, hoje estamos podendo assegurar mais este benefício aos pacientes”, diz a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Ana Carolina Guimarães,
Os mantimentos adquiridos neste primeiro momento são suficientes para atender todas as unidades por um período mínimo de oito meses, com refeições servidas de segunda a segunda. O investimento total na compra dos alimentos é de R$70 mil com recursos próprios da Secretaria de Saúde.
A coordenadora reforça que outros processos já estão em andamento para evitar que os pacientes voltem a ficar desassistidos.
“Nós tivemos essa preocupação para garantir que todas as unidades fiquem abastecidas, podendo oferecer as quatro refeições para os pacientes”, complementa.
A RAPS é composta por nove unidades, sendo seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma unidade de acolhimento adulto, uma residência terapêutica e um ambulatório de psiquiatria e saúde mental. Cerca de 400 pacientes são atendidos diariamente nestas unidades.
Via CGNotícias
Comente esta notícia
compartilhar