Geral

Justiça Restaurativa Escolar finaliza curso em escola estadual da Capital

Agora News MS

10:04 17/06/2018

Na manhã desta sexta-feira (15), na Escola Estadual Hércules Maymone, houve a finalização do curso de capacitação de voluntários juvenis em Justiça Restaurativa Escolar, ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio.O curso é uma parceria entre o Poder Judiciário de MS e a comunidade escolar, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ).

A Justiça Restaurativa nas Escolas visa contribuir para que toda a comunidade escolar estabeleça diálogos e resoluções pacíficas de conflitos, agindo de forma preventiva, com palestras denominadas “diálogos restaurativos” e “círculos de construção de paz”.

Entre os presentes estavam o coordenador da Infância e Juventude de São Paulo (SP), juiz Egberto Penido, a juíza Katy Braun do Prado, coordenadora da Infância e Juventude de MS, e a secretaria de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola.

Durante seu discurso, a juíza Katy Braun enfatizou a importância da implantação da Justiça Restaurativa nas escolas. “Na escola, a Justiça Restaurativa tem um papel muito importante na prevenção de conflitos, porque ensina técnicas de comunicação não violenta aos alunos, para resolver um conflito ou violência escolar”, disse ela.

O coordenador da Infância e Juventude paulista acrescentou que a Justiça Restaurativa e a educação apresentam divergências, porém, a parceria trouxe benefícios para ambas. “A Justiça Restaurativa torna a justiça mais educadora e a educação mais justa”, salientou Egberto Penido.

O juiz lembrou ainda a importância da escola com a justiça para os adolescentes. “É na escola que os jovens aprendem a conviver em sociedade e devem aprender, nesse momento, a lidar com a violência sem ser violento, visando harmonizar as situações e trazendo o melhor de cada um”.

Ao final, mais de 50 alunos que participaram do curso receberam certificado.

Via: TJMS

 

Comente esta notícia