Geral

Encontro define novo Conselho Municipal de Juventude

Agora News MS

14:11 02/05/2018

Na tarde da última sexta-feira (27), na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas para a Juventude (Subjuv), da Prefeitura de Campo Grande, 10 entidades da sociedade civil organizada participaram da Assembleia de Eleição para composição do Conselho Municipal de Juventude (CMJ). A posse dos conselheiros e formação do novo órgão acontecerá na próxima quinta-feira (3), na Câmara dos Vereadores, durante o evento Ações para a Juventude.

O Conselho é composto por 12 entidades da sociedade civil e 12 órgãos que compõe a estrutura do governo municipal, sendo que cada instituição tem direito a um titular e um suplente. Os representantes não governamentais são compostos pelas Associações dos jovens Empreendedores (Age), Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Conexão Urbana, da União Campo-Grandense dos Estudantes (A-UCE) e Atlética de Engenharias da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Lions Club, pelos Institutos Semear e Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC) e Cruz Vermelha.

Já as cadeiras destinadas aos parceiros públicos são compostas pelas secretarias municipais de Governo e Relações Institucionais (Segov), de Assistência Social (SAS), de Saúde (Sesau), de Educação (Semed), de Cultura e Turismo (Sectur), de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc) e Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Agências Municipais de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e de Habitação (Emha) e pela Fundação Social do Trabalho (Funsat) e Municipal do Esporte (Funesp).

Os conselheiros são eleitos por um período de dois anos e a presidência é composta por um membro da sociedade civil, que fica empossado durante um ano, e por um representante do governo municipal, que possui mandato também por um ano.

Para o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira, a atuação do CMJ é fundamental para desenvolver políticas públicas e ações para a juventude campo-grandense. “Além de ser um órgão fiscalizador, o conselho também pode apresentar propostas e fortalecer as atividades para levar melhores condições para os jovens”, ressaltou. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no município 127 mil pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

O subsecretário destacou ainda que levará uma proposta para alteração da composição do Conselho Municipal de Juventude fazendo com que a sociedade civil tenha mais representatividade dentro da composição, deixando de ser paritário para ser composto por dois terços de entidades não-governamentais. “Isso daria mais celeridade e incentivaria ainda mais a participação da sociedade na criação de políticas para os jovens”.

Para o presidente do Instituto Semear, Ronaldo Domingues da Silva, participar do CMJ é ampliar a estrutura de atendimento para essa parcela da população. “Temos um trabalho com jovens da periferia nas áreas de prevenção às drogas, empreendedorismo e mercado de trabalho e com o CMJ podemos desenvolver melhores políticas públicas para dar novas opções aos jovens”.

Via: CG Notícias

Comente esta notícia