Geral

Do Rio a Hong Kong: a rota mais longa da Varig

Agora News MS

11:54 10/04/2024

2 dias atrásFacebookX

Do Rio a Hong Kong: a rota mais longa da Varig
 Foto: Panda Beting

Durante muito tempo, a Varig fez o nome do Brasil viajar ao redor do planeta. Eram diversos destinos: Nova York, Los Angeles, Lima, Londres, Copenhague, Tóquio e por aí vai.

Na década de 1990, a companhia lançou sua mais longa e exótica rota. Conectando o Rio de Janeiro com o emblemático Aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, a odisseia contava com paradas em Guarulhos, Joanesburgo e Bangcoc, na Tailândia. Eram 18.471 quilômetros de trajeto, e o tempo total só da ida durava cerca de 24 horas.

A rota inaugural aconteceu em 15 de janeiro de 1993 e foi efetuada pelo Boeing 747-400 de matrícula PP-VPG. Nascia aí o RG828/829. A companhia foi a primeira linha aérea brasileira a contar com voos tanto na Tailândia quanto em Hong Kong.

Foto: GCMap

A Varig passou então a oferecer dois voos semanais no trajeto e várias tripulações eram necessárias para realizar a linha por completo (ida e volta):

  • Rio de Janeiro-Guarulhos-Joanesburgo (trocava em JNB)
  • Joanesburgo-Bangcoc (trocava em Bangcoc)
  • Bangcoc-Hong Kong-Bangcoc (nova tripulação assumia e fazia a ida e volta até Hong Kong)
  • Bangcoc-Johanesburgo (nova tripulação assumia o JNB)
  • Joanesburgo-Guarulhos-Rio de Janeiro (trocava em JNB)

Na época, a empresa contava com dois Boeing 747-400 (PP-VPI e PP-VPG) e, em abril de 1993, chegou o terceiro, o PP-VPH.https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?creatorScreenName=revistaflap&dnt=true&embedId=twitter-widget-0&features=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%3D%3D&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1457630564371075072&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fwww.flapinternational.com.br%2Fnostalgicas%2Fdo-rio-a-hong-kong-a-rota-mais-longa-da-varig%2F&sessionId=edb9c500e9d62f467cd8cdd21ca23ba9408aa0c8&siteScreenName=revistaflap&theme=light&widgetsVersion=2615f7e52b7e0%3A1702314776716&width=550px

Os flagships da Varig puderam ser vistos sobre as ruas de Kowloon até 1994, ano em que a companhia devolveu seu trio de Boeing 747-400 por conta dos altos custos da operação com o modelo, principalmente do leasing, e o MD-11 passou a ser o responsável pela longa rota. Os Boeing 747-200 e -300 também realizaram o trecho, mas com aparições esporádicas.

Foto: Panda Beting

Em 1996, a Varig mudou sua identidade visual e alguns MD-11 já com as cores novas passaram por Kai Tak, mas o fim dessa rota estava próximo. Em 1998, a empresa decidiu colocar um ponto final em seu longo Rio-Hong Kong. No mesmo ano, o Aeroporto de Kai Tak foi fechado e substituído pelo atual.

O lendário aeroporto de Kai Tak possuía a aproximação mais desafiadora da aviação comercial, principalmente quando falamos sobre os grandes widebodies. Cercado por prédios, montanhas e a Baía de Victoria, o procedimento IGS para pouso na pista 13, atraia milhares de visitantes todos os anos.

Comente esta notícia