De Nissan GT-R ao Eclipse do Velozes e Furiosos: os carros de Wallace, da seleção brasileira de vôlei
10:50 26/10/2021
Fã da saga dos cinemas, jogador do Cruzeiro tem sete carros e uma moto e corre em track days
As cenas de corridas com esportivos da franquia Velozes e Furiosos podem causar euforia e até certo receio a quem assiste. Mas a saga despertou outro sentimento no jogador de vôlei Wallace de Souza. Depois de assistir ao primeiro filme da sequência, o atleta do Cruzeiro e da seleção brasileira se apaixonou perdidamente por carros.
“Meu pai sempre gostou de automóveis, ele que me ensinou todas as manhas. Mas quando eu comecei a assistir aos longas, minha cabeça virou do avesso”, conta Wallace à Autoesporte.
Wallace corre em track days com seu Nissan GT-R — Foto: Bruno CastroPUBLICIDADE
O atleta se aposentou da seleção brasileira masculina de vôlei depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, neste ano. Ele integrou a equipe por 11 anos, foi campeão na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, e ganhou medalha de prata nos jogos de Londres, em 2012.
Wallace foi eleito o melhor oposto na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016 — Foto: Divulgação/COB
Títulos não faltam para Wallace. No entanto, ele prefere se identificar em suas redes sociais como um “louco por carros”. E o perfil na internet é o retrato do jogador na vida real: são sete carros e uma moto em sua garagem.
Alguns, inclusive, aparecem na saga estrelada por Vin Diesel, como o BMW M5, o Mitsubishi Eclipse e o Honda Civic.Além desses, o atleta possui um Nissan GT-R 2012, um Dodge Challenger SRT8 2011, uma Ford F-150 Lariat 1998, um Chevrolet Monza GL 1993 e uma Harley-Davidson Road Glide Special 2018.
Nissan GT-R
O Nissan GT-R Premiun 2012 de Wallace é o seu carro preferido — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Com uma coleção de respeito, o oposto do Cruzeiro tem seu preferido: o Nissan GT-R Premium 2012. “É um carro que nem nos meu melhores sonhos eu imaginava ter. Quando tive a oportunidade de comprar um, não perdi tempo. Os entusiastas de carros falam, que quando você tranca seu carro e não dá aquela olhadinha para trás, talvez não seja o seu carro. E com o meu GT-R isso sempre acontece”, conta Wallace.
O GT-R prata, que chegou às mãos de Wallace em 2019, não foi o primeiro. Antes, em 2014, ele havia comprado um exemplar preto. “Um rapaz me ofereceu R$ 380 mil por ele, que tinha três anos de uso. Eu vendi. Tinha comprado por R$ 400 mil; com a desvalorização do veículo eu saí no lucro”, relata sobre seu primeiro GT-R.
No entanto, a sensação de ter feito um bom negócio foi embora rapidamente. “Fiquei triste durante uma semana, me arrependi muito. Até comprei outros carros, um Jaguar F-Type e um Audi RS6, mas nenhum era como o GT-R”, explica.https://www.instagram.com/p/BIOH7BmhLSM/embed/captioned/?cr=1&v=12
Entretanto, a sorte bateu à porta (ou garagem) de Wallace. Na época em que jogava pelo Sesc-Rio, teve a chance de adquirir outro GT-R. “Assim que vi que um modelo igual ao que eu tinha estava à venda, passei minha RS6 para a frente e o comprei. Hoje em dia, não vendo meu GT-R por nada nesse mundo”, completa
O modelo de 2012 é equipado com o motor 3.8 V6 biturbo de 550 cv e câmbio automático de seis marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 2,8 segundos, de acordo com números de fábrica.
O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos — Foto: Bruno Castro/Autoesportehttps://a9a26205e2910419902abb671f28a8b6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Dodge Challenger SRT8 2011
O Challenger laranja de Wallace é o seu segundo carro preferido — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
“Um pouco atrás do GT-R está o Dodge Challenger“, destaca Wallace sobre seus carros prediletos. Ele afirma que o Dodge é um modelo que ele também sempre quis ter, e que ama sua cor chamativa — o carrão laranja não tem como passar despercebido.
O carro tem interior esportivo e traços do modelo de 1960 — Foto: Bruno Castro/autoesporte
O muscle car do atleta traz elementos que remetem ao Challenger dos anos 1960: capô alongado, faróis redondos embutidos e lanternas unidas por uma faixa horizontal. O espaço interno não é seu forte, mas os bancos esportivos proporcionam conforto.
Esportivo atinge 470 cv de potência — Foto: Bruno Castro/Autoesportehttps://a9a26205e2910419902abb671f28a8b6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Equipado com o motor V8 HEMI 6.4 de 470 cv, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos, conforme dados da montadora.
O Challenger vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Chevrolet Monza GL 1993
O Monza de Wallace é idêntico ao seu primeiro carro — Foto: Arquivo pessoal
Outro carro de Wallace que tem uma história interessante é o Chevrolet Monza GL 1993 vinho. O primeiro carro do jogador foi exatamente esse modelo, mas de 1994. Ele o comprou com 21 anos (2007), quando tirou a carteira de habilitação. Anos mais tarde, teve de se desfazer do carro, mas se arrependeu.
“Quando achei esse outro Monza vinho, não pensei duas vezes e falei: ‘esse carro tem que ser meu’. A lataria estava perfeita, do mesmo jeito do meu primeiro carro, então comprei”.https://a9a26205e2910419902abb671f28a8b6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Equipado com motor 2.0, rodas de liga leve e ar-condicionado, o carro fica com a irmã do jogador, em São Paulo (SP). “Ela sempre anda com ele para que não fique parado”, explica.Veja tambémVelozes e Furiosos 10 já tem data de estreia
Conheça o Volvo XC90 adaptado para PCD de Daniel Dias, nadador paraolímpico
Zico lança miniaturas de seu Toyota Celica
Mitsubishi Eclipse GS-T 1996
Longe do atleta também está seu Mitsubishi Eclipse GS-T 1996 prata. “Ele teve que ficar com um amigo meu em Taubaté (SP). Se eu fosse deixar todos os carros juntos, teria que alugar um galpão”, brinca.
O Eclipse carro foi um sucesso durante a década de 1990 e chegou a ter quatro gerações vendidas no Brasil. Porém, ficou, de fato, famoso por sua participação em Velozes e Furiosos: foi o primeiro carro do protagonista Brian O’Conner, interpretado pelo ator Paul Walker. Não por acaso o modelo está na garagem de Wallace, fã da franquia.
Carro de Wallace não tem a pintura especial, como o modelo dos filmes — Foto: Wikimedia Commons
O veículo do jogador é da segunda geração, e tem motor 2.0 turbo de 215 cv. O cupê vai de zero a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge 248 km/h de velocidade máxima.
BMW M5 2009
O BMW tem motor V10 5.0 de 507 cv — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Assim como o Eclipse, o BMW M5 fez parte da saga. O esportivo alemão participou de uma corrida no quarto filme de Velozes e Furiosos e foi totalmente destruído em uma sequência do sexto longa.
O M5 de Wallace, contudo, está inteiro. A versão de 2009 tem motor V10 5.0 de 507 cv e 250 km/h de velocidade máxima.
O M5 aparece em dois filmes de Velozes e Furiosos — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Honda Civic EX 1995
Wallace tem em sua garagem um Civic EX de 1995 — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Outro modelo presente na vida do jogador e na saga Velozes e Furiosos é um Honda Civic 1995. O carro era usado pelo personagem Dom Toretto (Vin Diesel) e sua gangue no primeiro filme da franquia. Mas, ao contrário do veículo da ficção, o modelo do atleta é branco, não preto.
O carro tem ar-condicionado e direção hidráulica — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Equipado com o motor 1.6L-D16Z6 de 126 cv, o Civic EX tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, teto solar, airbags e freios ABS.
Ford F-150 Lariat 1998
A Ford F-150 Lariat de 1998 de Wallace foi produzida para uso urbano — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Wallace também gosta de picapes, e possui uma Ford F-150 Lariat. A versão equipada com o motor V8 4.8 de 229 cv surgiu em 1998 como uma opção para os clientes que tinham o intuito de usar a caminhonete nas cidades, assim como o atleta.
A picape tem câmbio automático — Foto: Reprodução
O modelo tem câmbio automático e bancos de couro bege. Na época, seu design foi considerado simplificado em relação ao das gerações anteriores da picape.
Como pudemos perceber, o jogador não gosta de passar despercebido no trânsito, por isso sua Ford F-150 tem a nada discreta cor vermelha.
Harley-Davidson Road Glide Special 2018
Wallace e sua Harley-Davidson Road Glide Special 2018 — Foto: Bruno Castro/Autoesprote
Wallace confessa que não é fissurado por motos como é por carros, mas, mesmo assim, adora dar uma volta com suaHarley-Davidson Road Glide Special 2018. “Andar de moto é muito bom, o vento na cara dá sensação de liberdade”, destaca.https://a9a26205e2910419902abb671f28a8b6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Wallace tem um moto clube com os colegas de time — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
O jogador revela que costuma “dar umas voltas” de moto com alguns colegas de equipe. “A gente tem até um moto clube: Os Desgastados”, conta, rindo.
O veículo de duas rodas do atleta tem motor Milwaukee-Eight V2 de 1.745 cm³ com 95 cv. A central multimídia apresenta navegador integrado, entrada USB e conexão Bluetooth.
A Harley-Davidson Road Glide Special 2018 tem 95 cv de potência — Foto: Bruno Castro/Autoesporte
Além das competições de vôlei
Wallace conta que gosta de competir. Além dos jogos de vôlei, ele participa de track days (eventos em que o público pode conduzir carros ou motocicletas em um autódromo).
O atleta relata que, depois que correu pela primeira vez no autódromo de Interlagos (SP), em 2016, ficou viciado. “Quando tinha track day e eu precisava treinar, eu tentava trocar as datas dos jogos e dos treinos para participar das corridas”, confessa.https://a9a26205e2910419902abb671f28a8b6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Neste ano, Wallace defendeu a seleção brasileira de vôlei na Olimpíada de Tóquio, mas uma das maiores emoções que teve recentemente não está ligada ao esporte: “Logo depois dos Jogos, eu andei em um carro da Stock Car com o Átila Abreu. Foi uma das coisas mais emocionantes que eu pude sentir, porque é um carro de corrida de verdade”, conta.https://www.instagram.com/p/CP9TRb3AAB8/embed/captioned/?cr=1&v=12
O atleta também já correu no autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), e no autódromo Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP). Quem o acompanhou nessas experiências foi seu fiel escudeiro: o Nissan GT-R.
Wallace espera conseguir participar de muitas corridas mais. “É um negócio viciante. A vontade é de não sair da pista nunca”, diz.
Em relação à sua coleção de veículos, que vai de esportivos de cinema a automóveis populares, o jogador mostra-se satisfeito: “Hoje, posso dizer que tive todos os carros que quis na vida. Nesse ponto eu vivi”, finaliza.
Comente esta notícia
compartilhar