Aeroporto de Tucuruí avança em modernização para receber modelos de aviões maiores
10:05 20/12/2021
A instalação da Estação Meteorológica e de Superfície Automática (EMS-A) foi concluída no último dia 10. Esse equipamento coleta dados representativos das condições meteorológicas no aeroporto e sua vizinhança, dentro de um raio de 16 quilômetros. A estação tem sensores automáticos e fornecem informações essenciais para o pouso e a decolagem das aeronaves. Essas informações compreendem direção e velocidade do vento, visibilidade, fenômenos de tempo como chuva e nevoeiro, quantidade e altura da base das nuvens, temperaturas do ar e do ponto de orvalho e pressão atmosférica para a aviação.
Todos esses dados serão enviados diariamente ao Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro, e serão disponibilizados para todos os pilotos. Ainda falta a conclusão do balizamento noturno, que deve ser finalizado no ano que vem. Depois de concluído, os passageiros devem ser atendidos com um modelo de avião maior: “Azul Linhas Aéreas já sinalizou que finalizando esse processo, até o meio do ano que vem, ela vai trazer um modelo de avião diferente, um ATR-40, que leva 40 pessoas ou até um ATR-72 que transporta 72 passageiros.” Explicou o secretário de desenvolvimento econômico de Tucuruí, Alan Ribeiro.
A partir do dia 02 de fevereiro a Azul vai fazer voos diários para Belém, e com a inauguração do aeroporto de Salinópolis, os tucuruienses poderão chegar mais facilmente à praia.
Comente esta notícia
compartilhar