Pacientes recebem orientações sobre os perigos e cuidados para prevenir o câncer bucal
12:19 26/07/2019
Pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Fernanda receberam orientações nesta quinta-feira (25) sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. A ocorrência de câncer no mundo cresceu 20% na última década e o Instituto Nacional de Câncer – INCA estima cerca de 600 mil casos novos em 2019.
Rotineiramente, as profissionais da unidade (odontólogas) se dedicam a levar informações sobre o tema aos pacientes através de palestras educativas, destacando a importância da higiene oral e das consultas regulares ao dentista, sendo a forma mais indicada para a detecção da doença.
O cuidados rotineiros têm importância fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de boca, uma vez que esse tipo de tumor é, muitas vezes, indolor.
Ao notar machucado ou afta que não melhore por mais de duas semanas, o recomendado é procurar auxílio.
Detecção
O câncer de cavidade oral ocorre com mais frequência em homens acima de 40 anos e não somente na parte posterior da língua. Ele também afeta outras regiões, como assoalho bucal, lábios, bochechas, gengivas, glândulas salivares, amígdalas e céu da boca. A detecção prévia do câncer de boca é essencial para preveni-lo.
Câncer Bucal
O Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. É o 7º tipo de câncer mais comum entre a população brasileira, sendo o 5º mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres.
Considerando-se que serão 14.700 novos casos de câncer de boca neste ano no país, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres.
Fatores de Risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Principais Sintomas
Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e
manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio
avançado.
Prevenção
Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:
– Evitar o consumo excessivo de álcool;
– Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
– Evitar exposição ao sol sem proteção;
– Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
– Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
– Ter um acompanhamento odontológico frequente;
– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
– Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.
Via CGNotícias
Comente esta notícia
compartilhar