Usuários recebem orientações sobre as diretrizes do SUS e têm acesso a Carta de Direitos
8:09 13/12/2017
Os usuários da Rede Pública de Saúde de Campo Grande estão recebendo orientações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como suas diretrizes com acesso a “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”, que está sendo distribuída em ações programadas ao longo do mês nas unidades de saúde.
A Carta traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. (Veja o conteúdo completo aqui).
Os seis princípios de cidadania que fundamentam a cartilha são:
-
- Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
- Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
- Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
- Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
- Todo cidadão também tem responsabilidade para que seu tratamento aconteça de forma adequada.
- Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
No decorrer da Carta, cada princípio é seguido de subdivisões, em forma de incisos e alíneas, que servem para detalhar o documento. Uma das seções do último princípio (6) sugere que deve-se “adotar as providências necessárias para subsidiar a divulgação desta carta, inserindo em suas ações as diretrizes relativas aos direitos e deveres dos usuários, ora formalizada.
Apesar da clareza do inciso, muitos usuários desconhecem até mesmo a existência da carta. É o caso do aposentado José Francisco Macedo de 65 anos. “Eu não conhecia e ninguém da minha família conhece. Eu acho importante porque a gente começa a entender como funciona”, disse.
Durante o mês de dezembro, estão ocorrendo diversas atividades nas unidades de saúde da Capital com o apoio do Conselho Municipal de Saúde com o objetivo de divulgar a carta aos usuários.
Estão sendo feitas palestras informativas sobre as diretrizes do SUS, apresentação e entrega da carta, folders e cartazes no âmbito do SUS e também na comunidade (igrejas, escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinf’s).
Via CGNotícias
Comente esta notícia
compartilhar