Cobrança por telefone rendeu R$ 21,2 milhões à prefeitura
13:04 21/01/2019
Lançado em junho do ano passado, o serviço de telemarketing recuperou R$ 21,251 milhões em tributos atrasados para os cofres públicos municipais. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), de junho a dezembro do ano passado, o município recebeu R$ 6,694 milhões com o pagamento de 40.024 parcelas atrasadas. Os R$ 14,556 milhões restantes são resultado de parcelamentos feitos mediante a ação de cobrança, um total de 17.699.
Os meses com melhor resultado foram outubro e novembro, com recuperação de R$ 6,294 milhões e R$ 6,112 milhões, respectivamente.
A expectativa é de que esse resultado melhore neste ano. De acordo com o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, por conta das falhas na base de dados do município, somente 28,2% dos contatos telefônicos feitos pela equipe tiveram sucesso. No ano passado, apontou o levantamento, foram realizadas 243,124 mil ligações telefônicas. Dessas, somente 65,076 mil tiveram sucesso. As outras 183,068 mil ligações foram gastas na tentativa, em vão, de encontrar os contribuintes inadimplentes, o que equivale a 71,78%.
O relatório apontou que a média de ligações diárias é de 1.914. Desse total, somente 512 têm sucesso. A média diária de ligações feitas com o cadastro desatualizado é de 1.441. “Para falar com um contribuinte, o operador do nosso telemarketing precisa fazer quatro ligações ou mais. É preciso ligar na escola, pegar dados da saúde. Com essa higienização feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, será mais eficiente”, destacou Pedrossian Neto.
A higienização do cadastro de contribuintes da prefeitura, citada pelo secretário, é uma das ações previstas no contrato assinado nesta semana com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACI-CG) para prestação do serviço de proteção ao crédito (SCPC). A parceria faz parte da ação de combate à inadimplência no município, iniciada em 2017. A partir deste ano, o contribuinte inadimplente pode ter o nome lançado no SCPC. A expectativa é que a medida traga mais resultado do que o protesto em cartórios, adotada no ano retrasado.
“Vamos entregar a nossa base de dados para a associação comercial para que seja feita uma higienização desse cadastro. Esses dados serão usados pela nossa equipe de telemarketing. O nosso principal objetivo ainda é a negociação amigável. A negativação será o último estágio, só quando todas as outras alternativas [de recebimento dos tributos] falharem”, destacou. A expectativa é que o processo de atualização das mais de 415 mil inscrições seja feita em 20 dias.
A meta da Divisão de Cobrança através do Call Center, composto por 45 servidores, divididos em dois turnos, é de baixar a inadimplência de 30% para 10% em um ano. Hoje, o mais índice de inadimplência se concentra no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). No fim de 2018, a prefeitura chegou a promover, pelo segundo ano consecutivo, programa de regularização de débitos. O Refis resultou na renegociação de R$ 54,508 milhões em dívidas, R$ 4,5 milhões além do esperado, conforme divulgado na época. Deste montante, R$ 49,159 milhões foram de dívidas imobiliárias, referentes ao IPTU e R$ 5,348 milhões em débitos relacionados ao ISS.
Via Correio do Estado
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