Alunos do projeto de capoeira da Prefeitura passam por avaliação e troca de cordão neste sábado
13:48 06/07/2018
No próximo sábado (7) a Fundação Municipal de Esportes (Funesp) realiza a 3ª Ginga de Capoeira, no Parque Ecológico do Sóter a partir das 16h30. O evento vai reunir mais de 150 pessoas com cerca de 86 participantes do Projeto Lazer e Cidadania, além de capoeiristas de diversos Grupos da Capital para avaliação e troca de cordão.
O professor Márcio da Silva Pinto, que orienta crianças e adultos nas oficinas, explica como é feito o exame. “Por meio de uma avaliação de desenvolvimento, os capoeiristas recebem uma graduação de corda que vai de 1 a 14, depende do aperfeiçoamento deles nas aulas e rodas de capoeira que são realizados no Parque uma mês por vez”, disse.
Após se aposentar, o participante da modalidade, Amir Escobar Ifran, 49 anos, conta que alcançou o equilíbrio físico e mental com a Capoeira. “Comecei a capoeira o ano passado. Eu nuca havia feito a atividade, estou tendo uma excelente evolução nos movimentos e equilíbrio em minha vida, estou com mais estímulo para viver a terceira idade com mais saúde”, explicou Amir que neste sábado busca sua 3ª graduação.
Sobre o Projeto
O projeto atende crianças, adolescentes e adultos, com idade entre 4 e 50 anos. As aulas de capoeira são gratuitas e os interessados podem se inscrever na administração do Sóter e também nos horários das aulas que acontecem quarta-feira e sexta-feira, das 7h às 8h e das 17h30 às 19h30. Além da Capoeira outras 10 oficinas são oferecidas no Parque.
Capoeira é uma arte marcial brasileira de origem africana, que está presente em todos os estados do Brasil e em v-árias partes do mundo, sendo o esporte que mais divulga a língua portuguesa, já que as músicas são cantadas somente em português e não no dialeto de cada país. A graduação de corda é feita a cada 6 meses pelo sistema de avaliação, atende também pessoas com deficiência.
Via CGNotícias
Comente esta notícia
compartilhar