Polícia
PM realiza palestra em combate à reincidência de crimes
Agora News MS
15:40 27/04/2018
Realizada nesta quinat-feira (26), às 19horas, no 1º batalhão de Polícia Militar da Capital, a 8ª palestra de orientação aos cidadãos que se envolveram em pequenos delitos.
Com o tema “Valores na Sociedade: Ética e Cidadania”, a palestra teve como objetivo combater a reincidência dos crimes de menor potencial ofensivo.
O evento é realizado todo final de mês e faz parte do Termo de Cooperação firmado entre Poder Judiciário e a Polícia Militar, como uma medida alternativa para pessoas que cometeram delitos de menor potencial ofensivo como ameaça, maus tratos, lesão corporal, crimes de trânsito, crimes ambientais e demais atos ilícitos, quando a 1ª Vara do Juizado Central aplica o termo de transação penal.
Para o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Claudemir de Melo Domingos Braz, essa parceria muito contribui para formação de uma cultura de paz na sociedade.
“Nossa maior perspectiva é a pedagogia da ação, ou seja, ressocializar ou evitar que o cidadão que cometeu um pequeno delito volte a fazê-lo novamente, pois a aproximação do Poder Judiciário e da Polícia Militar é laço perfeito e harmônico de cooperação entre as instituições”, ressaltou Claudemir
Na palestra os cidadãos foram esclarecidos da importância desse projeto desenvolvido entre a 1ª Vara do Juizado Especial e o 1º Batalhão de Polícia Militar, que coopera de forma efetiva na prevenção da criminalidade, bem como para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
De acordo com um dos participantes da palestra, que preferiu não se identificar, esse evento é fundamental para a sociedade. “Pretendo levar o que aprendi para o meu cotidiano. Gostaria que estas palestras fossem levadas às comunidades, por meio de projetos e propagandas, porque ajudaria muito no convívio social e familiar do cidadão”, disse ele.
A palestra, ministrada pelo 2º Tenente Raphael Silva de Almeida, chefe de Operações Estatísticas, foi assistida por cidadãos que cometeram maus tratos. No final, todos os participantes responderam a um questionário sobre a palestra, além de uma pesquisa de satisfação acerca das diferentes atividades explanadas pelo instrutor.
O 1° Batalhão de Polícia Militar da Capital está situado na Rua 26 de Agosto, nº 613.
Via: TJMS
Comente esta notícia
compartilhar