Geral

5ª Enastic.JE discute o uso da tecnologia no Judiciário

Agora News MS

9:21 28/04/2018

Terminou nesta sexta-feira (27) o 5ª Encontro Nacional de Tecnologia da Informação da Justiça Estadual (Enastic.JE).

O evento trouxe à Campo Grande grandes especialistas na área de informática e inovação para debater com magistrados, diretores de secretarias TI, servidores e convidados, o uso da tecnologia no Poder judiciário.
O 5ª Enastic.JE foi uma realização do Tribunal de Justiça de MS, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Escola Judicial (Ejud-MS). Todo o encontro foi realizado no Novotel. A abertura oficial do evento foi na manhã da quarta-feira (25), com a participação do Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, que representou o presidente do TJMS, Des Divoncir Schreiner Maran.
Em sua fala, o magistrado – que é o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia do Judiciário Estadual, louvou a iniciativa dizendo que o TJMS está alinhado com a evolução tecnológica e implementando conceitos no judiciário sul-mato-grossense.
O evento foi dividido em painéis, palestras e debates e trouxe também stands de empresas consolidadas do ramo da informática, além de startups com ideias criativas para problemas do Direito.
Durante o pitch de Legaltecs, três startups apresentaram inovações para serviços judiciários, com autocomposição, serviço notariais entre outros. Também foram debatidos o uso da inteligência artificial e a criação de blockchains, tecnologia muito usada atualmente como base das criptomoedas, que pode fazer parte da justiça.
No 5ª Enastic.JE também foram debatidas parcerias com as universidades para troca de experiências e de conteúdos, além de oportunidades e soluções para o judiciário, o futuro do judiciário e o impacto da tecnologia.
Este painel teve como debatedores o Des. Wilson Benevides, presidente do comitê tecnologia do TJMG; Fábio Porto, juiz auxiliar presidência do TJRJ; Sergio Tejada Garcia, juiz do TRF da 4ª Região; Vitor Luis de Oliveira Guibo, do TJMS, e Ademir Milton Piccoli, moderador neste painel.
Além de temas de TI, o evento trouxe palestras como a de Teddy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós, com o workshop Soluções Criativas. No final, o coach e autor de livros, Gabriel Carneiro Costa, fez a palestra Não me Iluda! O futuro depende de quem faz.
Esta foi a primeira vez que o Enastic.JE foi realizado em um estado do Centro-Oeste brasileiro. O primeiro foi realizado em 2014, no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), quando se tornou um dos principais fóruns de discussões da justiça brasileira para debater a utilização da informática e suas inovações como ferramenta de modernização dos Tribunais brasileiros, diminuindo custos e a burocracia para entregar uma prestação jurisdicional efetiva e de qualidade para a sociedade.
Via: TJMS

Comente esta notícia