Carreta da Justiça recebe visita de alunos do 4º ano de Paranhos
12:45 15/04/2018
A estada da Carreta da Justiça em Paranhos movimentou a cidade e contou com a presença de estudantes locais, que puderam conhecer a estrutura e o dia a dia dos servidores do Poder Judiciário e ainda ofertou para a população serviços jurídicos gratuitos para os mais de 12 mil habitantes da pequena cidade que fica ao sul do Estado.
Nesta sexta-feira (13) terminou o atendimento da unidade móvel do Judiciário estadual na comarca, que fica a 435 km de Campo Grande, e durante os cinco dias de trabalho proporcionou assistência jurídica gratuita para 408 pessoas. A Carreta já esteve em 2017 em Paranhos e realizou a abertura de 64 processos, já em 2018 o número subiu para 91.
Sob a coordenação do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, responsável pela Justiça Itinerante do Estado de MS, a equipe da unidade móvel realizou 75 conversões de união estável em casamentos, três reconhecimentos de paternidade, quatro divórcios, sete pedidos de guarda e dois de pensão alimentícia e 20 registros de identidade. Além disso, foram feitas 59 orientações jurídicas e 57 atendimentos pela Defensoria Pública estadual.
Na tarde de ontem (12), os servidores da Carreta foram surpreendidos com a visita dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Ivo Washimann, e da diretora da escola, Sandra Curaçá da Silva Pinto, que estavam de passagem durante uma excursão escolar, mas foram convidados a entrar e conhecer a estrutura e um pouco do trabalho diário dos servidores.
Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira e servidores, e conheceram de perto a estrutura física da carreta. Os pequenos também puderam tirar dúvidas em relação ao trabalho realizado na unidade móvel, como também puderam acompanhar de perto a prestação de serviços jurídicos.
A diretora conta que, esta semana, os alunos discutiram em sala a função de cada um dos três poderes e que a estada da carreta foi uma oportunidade para aprenderem de perto o papel do Poder Judiciário na sociedade. “Muitos alunos moram em regiões de fazenda e a presença da carreta oportunizou que eles tivessem acesso a uma experiência prática do que eles estudam em sala”, afirmou.
Em relação à presença do veículo de justiça estadual móvel para a população, Sandra contou que foi importante para a população local, afirmando que vários amigos e colegas de trabalho ficaram muito satisfeitos com os serviços prestados.
A Carreta faz parte do programa Judiciário em Movimento e tem jurisdição em todo o Estado, tendo competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive em processos do Tribunal do Júri.
Calendário – A próxima comarca a receber os serviços da carreta é o município de Tacuru, entre os dias 16 a 20 de abril. Em maio, a Carreta da Justiça atenderá os munícipes de Rochedo (7 a 11/05), Corguinho (14 a 18/05) e Paraíso das Águas (28 a 30/05). E para finalizar os atendimentos nos primeiros seis meses, serão atendidas as comarcas de Jaraguari (4 a 08/06), Alcinópolis (18 a 22/06) e Figueirão (25 a 29/06).
Via: TJMS
Comente esta notícia
compartilhar