Geral

Uso de drogas por Elon Musk preocupa Tesla e líderes da SpaceX, afirma jornal

Agora News MS

11:09 07/01/2024

Executivos e membros do conselho temem que uso de ilícitos pelo bilionário possa prejudicar as empresas

O uso de drogas por Elon Musk preocupou executivos e membros do conselho das empresas que ele dirige. A informação é do jornal americano Wall Street Journal, segundo fontes familiarizadas com o bilionário e suas empresas.

Musk usou LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos psicodélicos, muitas vezes em festas privadas, segundo o WSJ, que cita testemunhas não identificadas e outras pessoas a par do assunto.

https://20db370b0cbea687bda613873af5411a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Pessoas próximas ao CEO da Tesla e da SpaceX disseram ao jornal que seu uso de drogas continua e que, em particular, ele está consumindo cetamina. Musk disse em agosto que tem receita para usar o medicamento como antidepressivo.

Depois que Musk fumou um cigarro com maconha no podcast do comediante e comentarista esportivo Joe Rogan, em setembro de 2018, o Pentágono revisou a autorização de segurança federal vinculada ao seu papel como CEO da SpaceX, prestadora de serviço do governo certificada para lançar satélites espiões militares.

O bilionário Elon Musk causou polêmica ao fumar maconha ao vivo durante uma transmissão — Foto: Reprodução/YouTube
O bilionário Elon Musk causou polêmica ao fumar maconha ao vivo durante uma transmissão — Foto: Reprodução/YouTube

A autorização de segurança dos EUA exige que qualquer funcionário federal ou prestador de serviços que solicite uma autorização informe uso ilegal de drogas feito nos últimos sete anos.https://20db370b0cbea687bda613873af5411a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

“Depois daquela tragada com Rogan, concordei, a pedido da NASA, em fazer 3 anos de testes aleatórios de drogas”, postou Musk, 52, no domingo na X, antigo Twitter. “Nem mesmo vestígios de drogas ou álcool foram encontrados.”

Musk não respondeu a um pedido de comentário da Bloomberg. Alex Spiro, advogado do bilionário, disse ao WSJ que seu cliente é “regularmente e aleatoriamente testado para drogas na SpaceX e nunca falhou em um teste”, e referiu-se a “fatos falsos” no artigo, mas não os detalhou.

Preocupação antiga

A SpaceX é agora a única empresa dos EUA aprovada para transportar astronautas da NASA de e para a Estação Espacial Internacional. O Pentágono também intensificou as compras de lançamentos da empresa de capital fechado nos últimos anos e, em junho, contratou a Starlink, empresa de comunicações por satélite da SpaceX, para apoiar as forças armadas da Ucrânia.

O Wall Street Journal informou ainda que Linda Johnson Rice, que se tornou diretora da Tesla em 2017, não se candidatou à reeleição dois anos depois, devido à frustração com o comportamento de Musk e às suas preocupações sobre o uso de drogas por parte dele.

Musk supervisiona seis empresas: Tesla, SpaceX e X, a empresa de mídia social anteriormente conhecida como Twitter; o empreendimento de construção de túneis The Boring; a desenvolvedora de implantes cerebrais Neuralink; e startup de inteligência artificial xAI. Seu patrimônio líquido de US$ 219,4 bilhões ocupa o primeiro lugar no Índice Bloomberg Billionaires.

Comente esta notícia