Mato Grosso do Sul

Ninho artificial salva filhotes de arara após queda de árvore na Capital

Agora News MS

7:29 05/11/2023

Novo abrigo foi construído em palmeira que fica em residência de Campo Grande

A chuva e o vento que atingiram algumas regiões de Campo Grande no último domingo (29) provocaram a queda de palmeira plantada no quintal da casa onde o representante comercial Alberto Soares, 68, vive com a família. Junto à árvore, acabou caindo um ninho com três filhotes da arara-canindé que fez casa no tronco oco.

PUBLICIDADE

Onde o ninho ficava, em casa próxima da Orla Morena (Foto: acervo pessoal)
Os moradores se apressaram para salvar as aves. Improvisaram uma caixa de papelão para servir de abrigo e colocaram toalhas para aquecê-las. Felizmente, elas não ficaram feridas e estão bem, conforme avaliação de biólogos que visitaram o local.

Uma outra palmeira havia caído há alguns anos no mesmo quintal, que fica próximo à Orla Morena. Porém, os filhotes não resistiram ao impacto. “Dessa vez, a história foi diferente”, comemora Alberto.

Ninho artificial – Ele entrou em contato com o Instituto Arara Azul, que tem sede na Capital, e pediu orientações sobre como alimentar os animais e devolvê-los aos cuidados da mãe.

A medida tomada pelos biólogos e técnicos da entidade foi construir um ninho artificial de madeira numa outra palmeira da residência, nesta segunda-feira (30), onde os filhotes podem ficar seguros e receber novamente a visita da arara adulta.

Na manhã desta quarta-feira (1º), a mãe apareceu para alimentar seus filhotes. “Demorou um pouco, mas veio. Acho que a natureza é assim, foram alguns dias até ela reconhecer o novo local. Mas depois foi sucesso total”, conta o morador.

Mãe voltou a cuidar dos filhotes no ninho artificial construído por instituto (Foto: acervo pessoal)

O que fazer – Bióloga do Instituto Arara Azul, Larissa Tinoco explica que a entidade pode ser acionada pelo número (67) 3222-1205 quando algum morador de Campo Grande precisar de auxílio com araras de qualquer espécie e seus ninhos.

Quando houver queda do ninho, como aconteceu na casa de Alberto, a orientação é manter os bichinhos a salvo de imediato. “Primeiro, é preciso recolher os animais e colocá-los em um lugar seguro. Em seguida, entrar em contato conosco”, conclui.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS


Comente esta notícia