Primeiro avião da Azul decola para um voo de uma hora após mais de um ano parado
9:31 07/12/2021
A Azul Linhas Aéreas possui uma grande frota de aeronaves Embraer, com mais de 50 jatos das variantes E195 E1 e E2. No entanto, do modelo menor, o E190 E1, só restam dois na frota. Curiosamente, um deles é também o primeiro avião recebido pela empresa em setembro de 2008, quando ela começou a voar, o qual tem matrícula PR-AZL (msn 19000147).
A bem da verdade, esses E190 já não voam em rotas da empresa há mais de um ano e estão estacionados em Belo Horizonte, apenas esperando por seu destino, que deve ser o mesmo dos outros jatos do mesmo modelo, ou seja, a devolução ao seu dono original – no caso do AZL, o Wells Fargo Bank dos EUA.
PR-AZL
Foi recebido pela Azul em setembro de 2008, proveniente dos EUA, aonde voou antes na JetBlue por um ano e meio. Ao chegar, ganhou o nome de batismo “O Rio de Janeiro continua Azul” e participou dos primeiros voos da então estreante empresa aérea. Após cerca de 12 anos de serviço, foi descomissionado em março de 2020 e esteve estacionado na Pampulha (BH), desde então.
No entanto, ele voou de novo. No dia 2 de dezembro, o PR-AZL foi reposicionado e voou da Pampulha para Confins, ambos aeroportos que servem à capital mineira de Belo Horizonte. Como mostra a captura do FlightRadar24, o voo entre os aeroportos durou uma hora.
Com isso, existe a chance de que esse seja mais um jato E190 a deixar a frota. Se isso ocorrer, a contagem regressiva cairá para UM, faltando apenas a despedida do PR-AZA.
Ao longo de sua história, a Azul operou um total de 22 aeronaves do E190, muitos dos quais oriundos da JetBlue, empresa aérea que, assim como a brasileira, foi fundada por David Neeleman. Foi o avião que deu vida à empresa em seus primórdios, mas, com o tempo, foi perdendo espaço na frota e, por consequência, sendo gradativamente substituído pelos Embraer E195.
Comente esta notícia
compartilhar